Renda Fixa

Dentre as inúmeras oportunidades no  Mercado Financeiro, podemos separá-las em dois grandes grupos, Renda Variável, e Renda Fixa. Esta última sempre esteve presente na vida da maioria dos brasileiros, principalmente quando falamos de Poupança. Dentre as principais características da Renda Fixa estão a Segurança e Previsibilidade de quanto cada aplicação renderá no futuro.

Está na hora de buscar outras alternativas além da Poupança para rentabilizar mais os seu capital, com segurança:

Invista em Renda Fixa



Abaixo seguem mais informações sobre este investimento:



Poupança


Ela que já deu muitas alegrias no passado, hoje já não se mostra tão lucrativa, mas felizmente existem muitas outras opções para obter rendimentos significativos com baixo risco, abaixo falaremos sobre elas, mas antes disso faz sentido entendermos o funcionamento da mesma, para que possamos compará-la com outros investimentos.


O rendimento da poupança tem uma regra muito simples: enquanto a taxa Selic for inferior a 8,5% ao ano, ela renderá 70% da Selic. A Taxa Selic, por sua vez, é uma taxa definida pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) que serve como base para praticamente todas as taxas de juros praticadas no mercado.


Em termos práticos, a Selic está atualmente no patamar de 4,25% ao ano, ou seja, a poupança rende menos de 3% ao ano. 



Fonte: Banco Central

   


O que muita gente não sabe, é que podemos obter rendimentos muito significativos investindo em outros produtos financeiros, que são alternativos à poupança.


Abaixo seguem alguns exemplos, lembrando que estas não são recomendações de investimentos, se você procura por isto, no final deste artigo encontrará um link para conversar com um especialista na área.


Fundos de Investimento


Fundos de Investimentos são produtos acessíveis à maioria das pessoas que desejam rentabilizar o seu capital de uma forma segura e mais lucrativa. Em termos práticos é como se fosse uma comunhão de recursos de vários investidores que investem numa carteira gerida por um gestor profissional. 


Fonte: Verios

   


O gráfico acima é um bom exemplo de um fundo de investimentos que pode substituir a Poupança. O Fundo SF2 Tropico Cash tem por objetivo superar a Taxa Selic. Enquanto a poupança rende 70% da mesma, este fundo, num prazo de 3 anos está rendendo 110,73% do CDI (em termos práticos o CDI é igual a Selic). Além disso tem investimento mínimo de R$ 1.000,00, e pode ser resgatado em 3 dias úteis, caso necessário.


Para quem busca um pouquinho mais de rentabilidade, aceitando ter também um pouco de Volatilidade na carteira, existe o fundo Artesanal FIC de FIM, que pode ser observado no gráfico abaixo. 

Fonte: Verios


O fundo Artesanal rendeu nos últimos 3 anos 140% do CDI, ou seja, o dobro da poupança. Tem investimento mínimo de R$ 100,00 apenas, e também pode ser resgatado em 3 dias úteis.



 

Títulos de Renda Fixa


Para os perfis de investidores que aceitam investir em um prazo um pouco maior, pode ser interessante as aplicações em Títulos de Renda Fixa.


São aplicações com uma data de vencimento específica que pode ser: Pré Fixados, Pós Fixados, ou atrelados à Inflação.


Os Títulos de Renda Fixa Pré Fixados, como o nome já diz, proporcionam uma rentabilidade previamente contratada, ou seja, você já sabe exatamente quanto vai receber no futuro. Eles são ideais para momentos em que temos a perspectiva de que a Selic vai cair, já que assim é possível garantir uma rentabilidade antes que a queda aconteça. 

As taxas e prazos acima são exemplificações.


Perceba que na medida em que o vencimento é maior, a taxa de rendimento ao ano também é maior.


Os Títulos de Renda Fixa Pós Fixados, rendem sempre um percentual do CDI, ou seja, se a Selic subir passa a render mais, mas se a Selic cair passa a render menos. Ao contrário dos Pré Fixados, estes são ideais para os momentos em que temos como perspectiva uma alta da Selic.


As taxas e prazos acima são exemplificações.


Por fim, os Títulos de Renda Atrelados à Inflação, rendem sempre um percentual acima da inflação oficial do nosso pais, representada pelo índica IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), ou seja, garante o poder de compra da nossa moeda. Estes títulos são ideais para os momentos em que temos como perspectiva uma alta da Inflação. 

As taxas e prazos acima são exemplificações.


Todos os Títulos citados acima são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).


Há ainda alguns produtos como LCIs e LCAs que são isentos de Imposto de Renda, seguem o mesmo perfil dos Títulos acima e podem fazer sentido para a sua carteira.


Qual é o melhor para você?


Esta pergunta nós podemos responder, mas primeiro temos que entender alguns pontos: quais são os seus objetivos, seu perfil de risco, o prazo dos investimentos?


O melhor que você pode fazer é clicar no link a baixo e conversar com a nossa equipe, será muito bem vindo!




Fale Conosco

Blog Plantare

Saiba como a Plantare pode lhe auxiliar para iniciar sua jornada de investimentos.
Por Rafael de Cezaro 14 de agosto de 2021
Saiba como a Plantare pode lhe auxiliar para iniciar sua jornada de investimentos.
Saiba como a Plantare pode lhe auxiliar para iniciar sua jornada de investimentos.
Por Rafael de Cezaro 14 de agosto de 2021
Saiba como a Plantare pode lhe auxiliar para iniciar sua jornada de investimentos.
Mais Posts